Com seu trabalho inovador de Gestão de Resíduos de Cigarros, associado a inúmeras atividades socioeducativas, a Poiato recicla acaba de receber a Certificação do “PRÊMIO LATINOAMERICA VERDE 2020”, na categoria “CIDADES SUSTENTÁVEIS”.
A certificação evidencia a Poiato recicla como um dos 500 melhores Projetos Sociais e Ambientais da América Latina e entre os 30 melhores do Brasil.
A trajetória de conquistas iniciada em 2010 com a proposta de trabalhar os impactos dos resíduos de cigarro e propor mudança de comportamento para a sociedade com relação ao descarte desses resíduos e seus impactos ambientais/sociais, resulta em “Milhões de bitucas de cigarros” recicladas, disponibilizando suas práticas para os setores público e privado.
Em 2016 inaugurou a Primeira Usina de Reciclagem de Resíduos de Cigarros do Brasil, utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida e patenteada pela UnB – Universidade de Brasília.
O resultado do trabalho resulta na utilização do material reciclado em Oficinas de Artes, gerando ação Inclusiva e de geração de renda; tendo como exemplo a parceria firmada com a Organização Candido Ferreira de Campinas e a APAE de Ilhabela SP.
Toda operação da Poiato recicla é norteada pelo cumprimento das legislações de mercado, possuindo todas as certificações exigidas para seu cumprimento, dentre elas se destaca a Certificação ISO 14001 (Certificação Ambiental reconhecida internacionalmente).
“Ao participar do 7. Prêmio Latino América Verde 2020 e estar classificado entre os 500 melhores projetos da América Latina, muito nos gratifica e dedicamos essa certificação a nossa família, colaboradores, clientes e parceiros, que acreditaram em nosso trabalho e nos impulsionaram a superar todos os desafios que a Inovação Tecnológica nos coloca”, diz Marcos Poiato – Diretor Comercial da Poiato recicla.
Desde 2013, o “PRÊMIO LATINOAMERICA VERDE”, através de uma aliança composta por 85 organizações, evidencia os 500 melhores projetos sociais e ambientais de toda América Latina. É uma vitrine que dinamiza a economia verde ao exibir as iniciativas regionais em 10 categorias, que estão alinhadas com as ODS – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
“A importância do Prêmio Latino América Verde para as empresas, é que faz possível que as comunidades entendam, que todos podemos atuar para o planeta. É um espaço de exibição, conexões e alianças que ajudam ao pequeno empreendedor, mas também ao grande empresário. Nos 7 anos de trabalho temos exibido mais de 12.000 projetos de América Latina e o Caribe”, comenta Paula Lanata Cedenõ – Coordenadora de Projetos Especiais do Brasil.