Parceiros

Home  >  Parceiros

PARCEIROS

A Poiato recicla, tem nas parcerias com universidades, associações, ongs, empresas públicas e privadas, como um fator de desenvolvimento e expansão da consciência socioambiental e de transferência de conhecimento e tecnologia.

UnB – Universidade de Brasília.

Assim como a maior parte do lixo que produzimos, as bitucas de cigarro também podem ser recicladas. Esse processo, inédito no mundo, foi criado pela equipe da professora doutora Thérèse Hofmann Gatti, subchefe do Departamento de Artes Visuais da UnB (Universidade de Brasília), e já está patenteada e a Poiato recicla em parceira com a UnB produzirá o papel reciclado em sua sede na cidade de Votorantim, SP.

CDT – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília.

O CDT/UnB é um grande incentivador da inovação tecnológica no Brasil. Apoia a pesquisa e o desenvolvimento do empreendedorismo, além de fortalecer os laços existentes entre a Sociedade, Empresas e o Governo. As atividades são estabelecidas a partir de quatro eixos de atuação: Ensino, Pesquisa e Difusão do Empreendedorismo; Transferência e Comercialização de Tecnologias; Desenvolvimento Empresarial; e Cooperação Institucional: Universidade – Empresa – Governo – Sociedade.

Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é uma entidade filantrópica inaugurada em 1924 dedicada ao tratamento das pessoas com transtornos mentais, com atividades como reabilitação psicossocial e serviços com bases comunitárias proporcionar, além do tratamento, a inclusão social dos usuários de Saúde Mental.
Em abril de 2019, a massa de celulose da bituca de cigarro foi incorporada na Oficina de Papel Reciclado, em que pacientes da instituição fazem terapia diariamente.
A parceria entre a entidade e a Poiato Recicla foi apresentada no Fórum Brasil de Gestão Ambiental como um case de sucesso em junho de 2019.

Papel do Quintal

A Papel do Quintal é uma papelaria artesanal localizada em São Sebastião, SP. Desde 2002 pesquisam e desenvolvem papéis artesanais reciclados de fibras naturais (bananeira, bastão do imperador, lírio do brejo etc.), respeitando o ciclo natural de cada espécie da Mata Atlântica, utilizando apenas rejeitos e podas de jardins e quintais.
A parceria firmada com a Poiato Recicla em 2019 contempla a realização de oficinas de artes com utilização de massa celulósica proveniente da reciclagem das bitucas de cigarro e atividades socioeducativas nas cidades do Litoral Norte de São Paulo e outras regiões do país.

Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos e pioneiro na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil.
Foi fundada em 2010 com a missão de articular, mobilizar e provocar novas atividades nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.
O Instituto representa o Brasil na ZWIA (Zero Waste International Alliance), um movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.
A parceria com a Poiato Recicla foi anunciada na Convenção Nacional do Instituto Lixo Zero Brasil realizada em março de 2020 na cidade de Florianópolis, SC. A finalidade da parceria é ampliar a disseminação do conceito Lixo Zero, utilizando o vetor bitucas de cigarro através da expertise da Poiato Recicla para os embaixadores da rede em todo o país.