Parceiros

Home  >  Parceiros

PARCEIROS

A Poiato recicla, tem nas parcerias com universidades, associações, ongs, empresas públicas e privadas, como um fator de desenvolvimento e expansão da consciência socioambiental e de transferência de conhecimento e tecnologia.

UnB – Universidade de Brasília

Assim como a maior parte do lixo que produzimos, as bitucas de cigarro podem ser recicladas. Esse processo; inédito no mundo, foi desenvolvido e patenteado pela Universidade de Brasília. Em 2014, a Poiato recicla assinou o Licenciamento da Tecnologia para produção de papel artesanal reciclado. Associado a outras tecnologias educativas e de mobilização, o trabalho é hoje reconhecido por toda sociedade.

CDT – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília

O CDT/UnB é um grande incentivador da inovação tecnológica no Brasil. Apoia a pesquisa e o desenvolvimento do empreendedorismo, além de fortalecer os laços existentes entre a Sociedade, Empresas e o Governo. As atividades são estabelecidas a partir de quatro eixos de atuação: Ensino, Pesquisa e Difusão do Empreendedorismo; Transferência e Comercialização de Tecnologias; Desenvolvimento Empresarial; e Cooperação Institucional: Universidade – Empresa – Governo – Sociedade.

Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é uma entidade filantrópica inaugurada em 1924 dedicada ao tratamento das pessoas com transtornos mentais, com atividades como reabilitação psicossocial e serviços com bases comunitárias proporcionar, além do tratamento, a inclusão social dos usuários de Saúde Mental.
Em abril de 2019, a massa de celulose da bituca de cigarro foi incorporada na Oficina de Papel Reciclado, em que pacientes da instituição fazem terapia diariamente.
A parceria entre a entidade e a Poiato Recicla foi apresentada no Fórum Brasil de Gestão Ambiental como um case de sucesso em junho de 2019.

Papel do Quintal

A Papel do Quintal é uma papelaria artesanal localizada em São Sebastião, SP. Desde 2002 pesquisam e desenvolvem papéis artesanais reciclados de fibras naturais (bananeira, bastão do imperador, lírio do brejo etc.), respeitando o ciclo natural de cada espécie da Mata Atlântica, utilizando apenas rejeitos e podas de jardins e quintais.
A parceria firmada com a Poiato Recicla em 2019 contempla a realização de oficinas de artes com utilização de massa celulósica proveniente da reciclagem das bitucas de cigarro e atividades socioeducativas nas cidades do Litoral Norte de São Paulo e outras regiões do país.

Instituto Lixo Zero Brasil

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos e pioneiro na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil.
Foi fundada em 2010 com a missão de articular, mobilizar e provocar novas atividades nas comunidades nacionais e internacionais, promovendo a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.
O Instituto representa o Brasil na ZWIA (Zero Waste International Alliance), um movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.
A parceria com a Poiato Recicla foi anunciada na Convenção Nacional do Instituto Lixo Zero Brasil realizada em março de 2020 na cidade de Florianópolis, SC. A finalidade da parceria é ampliar a disseminação do conceito Lixo Zero, utilizando o vetor bitucas de cigarro através da expertise da Poiato Recicla para os embaixadores da rede em todo o país.