Ilhabela realiza ação sobre o descarte correto das bitucas de cigarro

Programa já coletou mais de 1 milhão de bitucas nas caixas coletoras e totens com cinzeiros espalhados pelas praias e pontos de alta circulação de pessoas, a açã também promoveu a instalação de uma das caixas coletoras na rua da garagem da prefeitura e coleta bitucas nas caixas coletoras e totens que já estão instalados na cidade.

A prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Poiato Recicla e da Flow Sustentável, levou para os turistas no período das comemorações de Carnaval, uma ação de sensibilização sobre o descarte correto das bitucas, ao som das famosas marchinhas, mostrando uma conscientização de forma divertida na cidade.

Nos pontos da travessia São Sebastião / Ilhabela, a banda Tradição Caiçara tocava as marchinhas de carnaval, enquanto agentes ambientais abordavam os turistas explicando sobre o descarte correto das bitucas e o resultado da reciclagem das mesmas. Em seguida os agentes foram para o Mirante do Piúva e finalizaram a ação na praia das Pedras Miúdas (Ilha das Cabras).

A ação também promoveu a instalação de uma das caixas coletoras na rua da garagem da prefeitura e coleta bitucas nas caixas coletoras e totens que já estão instalados na cidade.

O programa já coletou mais de 1 milhão de bitucas nas caixas coletoras e totens com cinzeiros espalhados pelas praias e pontos de alta circulação de pessoas, a ação fez parte do “Programa Ilhabela sem Bitucas” da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela, que inclui a coleta e a reciclagem das bitucas pela empresa Poiato Recicla.

Todas as bitucas são encaminhadas a usina de reciclagem da Poiato Recicla, onde são tratadas e transformadas em massa celulósica para fazer papel artesanal. A massa celulósica está sendo entregue a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que desenvolve produtos artesanais para venda, resultando em efeitos positivos tanto ambientais como sociais.

Saiba de mais ações:

A pasta está investindo cada vez mais no combate as bitucas na praia. Foram instalados mais 15 totens com cinzeiros de praia e mais 10 caixas coletoras de bitucas. Totalizando 140 caixas coletoras e 16 totens com cinzeiros localizados nos principais pontos turísticos da cidade e de alta circulação de pessoas.

Os locais que integraram essa ação foram Mirante do Piúva, Pier de pescador do Perequê (próximo do mar onde ficam os pescadores), Pier de pescador Vila (próximo do mar onde ficam os pescadores), Quiosque do lado restaurante Pimenta de Cheiro, Ponte Espraiada (ciclovia), Praia do Curral, Praia do Perequê, Praia Grande, Praia do Sino, Ponto de ônibus em frente ao CDHU, Praia das Cabras, Praia do Jabaquara, Praia de Santa Tereza, Praia da Feiticeira, Praia do Julião, Praia do Saco da Capela, Praia do Engenho D’Água e Praia do Portinho.

Ilhabela foi uma das primeiras cidades do litoral com o maior investimento nas bituqueiras, com diversos pontos de coleta, espalhados por todo o arquipélago e a ação já evitou que mais de um milhão de bitucas fossem descartadas de forma incorreta.

Fonte: https://d.costanorte.com.br/geral/45158/ilhabela-realiza-acao-sobre-o-descarte-correto-das-bitucas-de-cigarro